Cusco - Passeios imperdíveis na cidade peruana

Plaza de Armas - Localizada no centro histórico de Cusco, é ótima para um passeio a pé. Nela há tudo que um turista pode precisar: restaurantes, casas de câmbio, lojas, hóteis, casas de artesanato, etc. 



Catedral - A obra, que demorou 100 anos para ser construída, é um dos maiores exemplos da arquitetura colonial da cidade e da chamada Escola Cusquenha de pintura, que mistura o barroco europeu e a arte andina. Encontra-se no centro da famosa Plaza de Armas. Interessante observar que, apesar de católica, algumas das pinturas apresentam figuras típicas Incas. É o caso do quadro da última ceia, que como prato principal apresenta o cuy - porquínho-da-índia que serve de alimento para os peruanos em datas especiais, e uma grande estátua de Jesus Cristo representado negro e com traços indígenas. Infelizmente, não é possível tirar fotos de dentro da Igreja, porém garanto que vale a pena conhecer.


Sítio arquealógico de SaqsaywamanUm dos sítios arqueológicos mais importantes do Peru, fica pertinho de Cusco - apenas 2 km. Nas fotos não parece tanto, mas o local é enorme e as pedras também.São grandes rochas, perfeitamente encaixadas, sendo que algumas pesam toneladas. Interessante observar que em suas construções, os incas não utilizavam nenhum tipo de argamassa entre os blocos, eles são encaixados pedra-com-pedra de maneira precisa. A altura da região é 3,5 mil metros, então não esqueça o chá de coca!


 


O zigue-zague de suas paredes imita a forma da serpente, símbolo do mundo espiritual na cultura Inca. Dizem que a estrutura foi construída como símbolo religioso, para realização de cerimônias, mas seu enorme tamanho também faz crer que serviu como um forte protetor, com função militar.


Sitio Arqueológico de Tambomachay Este sítio arqueológico é bem menor do que o primeiro. Fica a cerca de 8km de Cusco. Tambomachay, na língua inca "Quéchua" significa lugar de descanso. Acredita-se que servia como local de culto à água.





Templo Koricancha-Também chamado de "Templo do Sol", é muito bonito arquitetonicamente. É possível perceber a mistura entre a cultura Inca e a espanhola, fruto da dominação hispânica. No passado, o topo dos muros externos eram adornados com ouro e prata, sendo que seu reflexo podia ser visto à distância. Além disso, eram mantidas no local esculturas de tamanho real de humanos e animais feitas maciçamente de ouro. Vale lembra que este metal não havia valor monetário aos incas, sendo usado apenas como elemento ornamental. O Templo era um local de rituais e oferendas ao Deus Sol. A estratégia da dominação espanhola era destruir todos os templos religiosos Incas e em cima construir igrejas católicas - foi o que aconteceu com Koricancha. 








Bairro de San Blas - Ao lado da Catedral, seguindo pela Calle Triunfo, basta subir a rua íngreme para chegar ao local. No bairro, muitas casas foram construídas em cima de moradias incas. É considerado o reduto artístico de Cusco. San Blas é bem calmo e bonito e, se você tiver folego para subir a rua até o final, encontrará uma praça super agradável rodeada de cafés, lojinhas e hotéis.


Preste atenção nas paredes originais incas




Fonte da imagem

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por comentar...

Topo