13
abr
2015

Conheça a cidade de Pamukkale, onde ficam o famoso Castelo de Algodão - Turquia

Pamukkale


A palavra Pamukkale significa "Castelo de Algodão", nome que realmente descreve o que você irá presenciar na cidade. Tudo que você encontra no pequeno município da Turquia é tão magnífico que em 1988 a cidade se tornou Patrimônio Mundial da Unesco.





























O Castelo de Algodão é, na minha visão, várias piscinas revestidas de neve em degraus, em que a água naturalmente quente desce de uma piscina a outra. Mas na realidade não há neve nenhuma, é tudo calcário. A água termal é considera medicinal e possui temperatura média de 37 graus Celsius.


Estava frio, então ficamos apenas com as pernas na água (fomos em janeiro, no inverno, então a temperatura fora da água era de 6 graus, enquanto dentro era de 37!).




























Próximo ao hotel haviam alguns bares, mas o pessoal do hotel nos orientou a não ir neles, pois muitos, na realidade, eram casas de prostituição. Apesar disso passeamos bastante pelo bairro (já que fazíamos tudo à pé) e não nos sentimos com medo em nenhum momento. Inclusive jantamos em alguns hotéis próximos e eles eram gigantescos e completamente vazios (provavelmente quem visitou a cidade em alta temporada teve uma experiência completamente diversa da nossa).

Hierápolis


Dentro do parque onde fica o Castelo de Algodão ficam também as ruínas do parque histórico de Hierápolis. Vale a pena a visita, foi lá que vimos, na nossa opinião, o teatro mais bonito da Turquia.





























Aqui tivemos um grande problema, já que no segundo dia fizemos o caminho inverso, começamos subindo pelo castelo e atravessamos Hierápolis. Porém, na entrada em que saímos, ela era totalmente erma, e nós havíamos andado muitos quilômetros (o dia inteiro). Nós então ficamos sem ter como voltar para cidade, e o único meio seria uma longuíssima caminhada por uma estrada (que, diga-se de passagem, não tinha acostamento para caminharmos). Então surgiu um táxi salvador que estava levando alguns turista para o parque (o que foi realmente raro, já que ele estava para fechar). Nós então pegamos este táxi e voltamos para a cidade.

Na cidade há algumas atrações bem turísticas, como pedalinho em um lago cheio de patos, por exemplo. Mas nós não os fizemos.


Antique Pool - Piscinas de Cleópatra


























Dentro do complexo há ainda as famosas piscinas de Cleópatra, em que reza a lenda a própria Cleópatra se banhava nas águas termais. Trata-se de uma piscina de águas naturalmente quentes com várias colunas gregas originais derrubadas embaixo da água, é realmente muito lindo mergulhar e fazer filmagens em baixo da água lá, já que ela é totalmente transparente. A piscina é muito grande e possui vários níveis de profundidade. Valeu a pena entrar na água, mas devido ao frio do inverno, a saída foi um sofrimento! Há banheiros para se trocar e armários para guardar suas coisas. Importante avisar também que perto das piscinas há dois restaurantes com vários lanches, provavelmente você irá almoçar ali mesmo (apesar dos preços destes restaurantes serem abusivos).
Lá também é possível fazer aquela espécie de esfoliação de pé que uns peixinhos comem sua pele morta, mas não fizemos.



































Vôo de parapente

Depois de dois dias de passeios, fizemos o incrível voo de parapente por cima do castelo de algodão. Foi incrível!!! A empresa contratada foi a "Pamukkale Hijackers", basta conversar com o pessoal do seu hotel que eles indicam. Pagamos o passeio com vídeo e várias fotos feitas com uma câmera GoPro. O preço foi por volta de 100TL, valeu muito a pena, mas precisa gostar de esportes radicais!




























Como chegar ?
Pamukkale é uma cidade muito pequenininha e para chegar nela é preciso chegar primeiro em Denizli (que é uma cidade que não tem nada para fazer, não vale a pena visitá-la). É possível chegar em Denizli de avião, trem ou ônibus. Como estávamos em Izmir, pegamos um trêm até Denizli e de lá um ônibus até Pamukkale,
Nosso hotel ficava em Pamukkale e não em Denizli! Ao chegar, foi estranho porque no inverno a cidade é deserta! Andamos muito a pé seguindo as placas para chegar ao Melrose House Hotel.

Onde ficar?
Como dito acima, ficamos no Melrose House Hotel. Recomendamos e muito! Os preços são de hostel, mas o quarto é de hotel. Ao chegarmos o dono do hotel percebeu que tinha feito uma confusão com as datas que iríamos ficar, e por isso ele nos deixou na melhor suíte do hotel!!

Quando ir?
Fomos no inverno (janeiro) e tal fato gerou coisas boas e ruins. A boa é que estava vazio, as fotos ficam bem mais belas (no verão é quase impossível encontrar um lugar vazio) e os preços são muito mais convidativos. O grande drama é que, apesar das águas termais a 37 graus celsius, estavam uns 7 graus fora das águas! Talvez a melhor pedida é ir na primavera ou outono, em temperaturas mais amenas e ainda fora da temporada.

Informações relevantes
Horário de Visitação: 9h às 17h (exceto às segundas)
Preços: Ruínas de Hierápolis e Pamukkale (20 TL) – Museu Arqueológico de Hierápolis (3 TL)
Tel: +90 258 272 20 34






Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por comentar...

Topo